PERGUNTAS FREQUENTES POR EMPRESAS E EMPREENDEDORES

 

1) O QUE É UMA TEA?

Dentro do Programa EB-5, TEA (Targeted Employment Area) é a sigla que define uma área com taxa de desemprego pelo menos 50% maior que a média nacional norte-americana, ou uma área “rural”. São os estados norte-americanos que determinam de forma precisa os limites e fronteiras de cada uma dessas áreas, em função de seus dados sócio-geográficos e suas políticas de desenvolvimento econômico.

Quando um empreendimento se qualifica como sendo localizado em uma dessas áreas (TEA), ele pode receber investimentos mínimos de cada investidor EB-5 de apenas 500 mil dólares, ao invés do mínimo de 1 milhão de dólares para áreas não TEA.

O conhecimento técnico e a experiência no desenvolvimento de projetos EB-5 são fundamentais para o sucesso nesta tarefa. A EB5 GREEN CARD CAPITAL conta com os mais renomados especialistas dos EUA, com muitos anos de experiência e dezenas de projetos bem sucedidos para assegurar a melhor equação econômica para seu empreendimento.

 

2) COMO UM PROJETO SE QUALIFICA PARA UMA TEA?

Estados e jurisdições locais (condados e cidades) são quem determina se uma determinada localização se qualifica como TEA em sua jurisdição. A adequação do projeto à interpretação das autoridades e às características do local, e vice-versa, podem agilizar ou mesmo definir a viabilidade desse processo.

A EB5 GREEN CARD CAPITAL detém capacitação distintiva no estudo, definição e adequação entre projetos e TEAs, ou outras áreas de incentivo ao desenvolvimento econômico/empresarial.

 

3) COMO ACONTECE A CAPTAÇÃO DOS INVESTIMENTOS? QUANTO TEMPO DEMORA?

O prazo de captação de investimentos deve ser planejado em função do montante a ser aplicado no projeto, e do cronograma de desenvolvimento/implementação. O projeto deve ser planejado em todas as suas dimensões, inclusive em relação às atividades de divulgação e promoção. Os prazos envolvendo EB-5 não são curtos. Exigem grande capacidade de planejamento e disciplina de gestão para serem administrados com sucesso.

A EB5 GREEN CARD CAPITAL o assessora em todas as etapas do processo, desde a concepção e planejamento inicial, passando pelo detalhamento e desenvolvimento técnico, financiamento, estruturação jurídica e operacional, até o lançamento, marketing e gerenciamento do empreendimento.

 

4) QUAL DEVE SER O PRAZO DE RETORNO AOS INVESTIDORES EB-5?

Os recursos EB-5 não podem ser retornados aos seus investidores até que o USCIS aprove as respectivas petições I-829, sob pena de cancelamento e revogação dos Green Cards concedidos anteriormente. A partir daí, é decisão de cada empreendedor o prazo adicional de retenção dos investimentos, em função das características financeiras e do perfil de risco de cada projeto, entre outros aspectos. De uma forma geral, quanto mais rápido, melhor. Mas isso não quer dizer que um projeto com prazo maior de retorno seja menos viável. É uma questão de combinação de atributos.

O balanço adequado entre taxa de retorno, prazo e forma de restituição aos investidores, assim como as estratégias de saída, são fundamentais para desenhar um projeto atraente e ao mesmo tempo viável. A EB5 GREEN CARD CAPITAL coloca à sua disposição os melhores e mais experientes profissionais do mercado para realizar este trabalho.

 

5) QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE REALIZAR UM PROJETO EB-5 ATRAVÉS DE UM CENTRO REGIONAL, EM COMPARAÇÃO COM UM PROJETO DIRETO (ou INDIVIDUAL)?

Embora nem todos os projetos EB-5 precisem ser patrocinados por um Centro Regional, existem grandes vantagens na adoção desta estratégia. A maior delas é a possibilidade de consideração de empregos gerados indiretamente, ou mesmo induzidos, através do uso de modelos de impacto econômico. Além disso, esta alternativa permite bem mais flexibilidade na definição e funcionamento da estrutura de administração do empreendimento, habilitando seus sócios/investidores a residir em qualquer parte dos Estados Unidos, e mesmo desenvolver quaisquer outras atividades não relacionadas ao projeto.

Dessa forma, mesmo em casos em que o(s) sócio(s), empreendedor(es) ou investidor(es) são pré-definidos e o conceito do projeto é bastante restrito, sem a necessidade de captação de recursos adicionais, vale a pena avaliar os benefícios de recorrer ao patrocínio de um Centro Regional como interface junto ao USCIS.

A EB5 GREEN CARD CAPITAL oferece todos os serviços para assessorá-lo na avaliação e escolha das melhores alternativas, assim como na eventual adequação e desenvolvimento do projeto de acordo com isso.

 

6) POR QUE DESENVOLVER MEU PROJETO EB-5 COM A EB5 GREEN CARD CAPITAL?

A EB5 GREEN CARD CAPITAL conta com um time de profissionais, empresas associadas e parceiros que acumula mais de 20 anos de experiência e capacitação incomparável, ajudando tanto investidores quanto empresários e empreendedores a alcançar com sucesso seus objetivos através do Programa EB-5, com 100% de aprovação.

Oferecemos um portfólio de serviços único, completo, combinando Consultoria de alto valor com a atuação como Centro Regional, abrangendo todos os aspectos e processos relativos ao Programa EB-5, inclusive a criação de novos centros regionais.

Estruturamos e administramos fundos de investimento para viabilizar tanto a captação quanto a aplicação de recursos EB-5, de forma independente e transparente, intermediando e facilitando a relação entre investidores e empreendedores, além da autoridade de imigração dos EUA (USCIS).

Temos experiência e competência em diversos setores e regiões dos Estados Unidos, assim como nas características específicas culturais e de negócios de diversas partes do mundo.

Nossos projetos são desenvolvidos considerando o melhor equilíbrio entre viabilidade, rentabilidade e confiabilidade, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Programa EB-5

Partilhamos da sólida reputação de nosso grupo de empresas, atuando sempre com base em critérios éticos, com integridade e estrita legalidade.

 

7) QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA QUE MEU PROJETO POSSA SER APROVADO E PATROCINADO PELA EB5 GREEN CARD CAPITAL?

Os requisitos que utilizamos para avaliar projetos “externos” são os mesmos que procuramos atender quando assessoramos nossos clientes na avaliação e desenvolvimento de projetos EB-5 através de nossos recursos e serviços:

• O projeto deve permitir o uso de metodologias de avaliação da criação de empregos transparente, comprovada e já aprovada anteriormente, e não depender apenas da geração de empregos diretos.

• O projeto deve ser estruturado como um investimento relativamente seguro e com baixos riscos. Exigimos que sejam fornecidas garantias colaterais específicas e outras demonstrações de capacidade de reembolsar a dívida, um plano definido de reembolso do investimento original e um processo claro para demonstração de gastos (e receitas, quando aplicável) específicos para comprovar a criação de empregos.

• Preferencialmente, o projeto deve permitir a criação de empregos de forma antecipada, antes do aporte de investimentos EB-5. Isto é possível sob as regras do Programa Eb-5 em determinas condições.

• A estrutura do projeto deve ser simples e direta, e oferecer uma estratégia de saída claramente definida para os investidores, com mais de uma alternativa.

• O projeto deve comportar o investimento como um empréstimo, a partir de um Fundo de Investimentos constituído e administrado pela EB5 GREEN CARD CAPITAL, a ser restituído nas datas/etapas acordadas e/ou de vencimento.

• O projeto e o empreendedor devem proporcionar transparência e facilidade de acesso pela EB5 GREEN CARD CAPITAL a todos os documentos financeiros.

• No caso de TEA, a EB5 GREEN CARD CAPITAL exige que a qualificação da área seja apoiada por dados estatísticos para garantir a conformidade com os estatutos federais.

• O Plano de Negócios do projeto/empreendimento deve ser sólido, baseado em informações e estudos de mercado consistentes, históricos, experiência e capacidade de realização do empreendedor, com projeções conservadoras.

• O projeto deve ser viável sem o uso de investimentos EB-5, e tolerante aos prazos alongados impostos pelos processos sob o Programa EB-5.

 

8) QUANDO A EB5 GREEN CARD CAPITAL COMEÇA A CAPTAR INVESTIMENTOS?

Quando engajada para isso, a EB5 GREEN CARD CAPITAL poderá começar a promover o projeto e captar investimentos assim que todos os documentos de oferta estejam prontos, preparados pela nossa equipe ou por terceiros. Cada potencial investidor qualificado deve poder receber uma cópia de todos os documentos da oferta quando os requisitar, e é preciso que isto esteja 100% definido neste momento.

Cada projeto tem um cronograma de execução diferente, e é preciso sincronizá-lo com as etapas do processo EB-5 para garantir, por um lado, que os recursos estarão disponíveis quando necessário, e por outro, que os empregos serão gerados na medida em que os investimentos forem feitos, ou mesmo antes.

Um bom desenvolvimento de projeto EB-5 considera todos estes aspectos e diversos outros que são fundamentais para o sucesso.

 

9) COMO A EB5 GREEN CARD CAPITAL RECEBE A SUA COMPENSAÇÃO?

A EB5 GREEN CARD CAPITAL tem duas linhas de serviços, que são absolutamente complementares e que constituem um dos nossos grande diferenciais:

• Consultoria e Assessoria: assessoramos tanto investidores quando empresas e empreendedores em todos os aspectos, processos e etapas do Programa EB-5, independentemente de se tornarem nossos clientes como Centro Regional. Estes serviços são remunerados através de honorários.

• Centro Regional: nos projetos que desenvolvemos e administramos, nossa remuneração é derivada de duas fontes:

– Uma taxa de juros sobre o capital investido, normalmente baixa e suficiente apenas para cobrir as despesas de administração e processos permanentes relativos ao acompanhamento dos projetos e dos investidores

– Uma taxa sobre o desempenho do projeto, normalmente derivada da geração de caixa livre, após o pagamento ou provisão de pagamento de todas as obrigações do empreendimento, inclusive e especialmente a devolução do capital dos investidores

Esta estrutura torna a EB5 GREEN CARD CAPITAL estrategicamente alinhada e comprometida com os interesses dos investidores e dos empreendedores, na medida em que o sucesso de cada um é do interesse do sucesso de todos.

 

10) TENHO UMA EMPRESA NOS ESTADOS UNIDOS. POSSO REQUERER O GREEN CARD ATRAVÉS DELA?

A EB5 GREEN CARD CAPITAL pode ajudá-lo a conceber e estruturar um projeto de empreendimento a ser financiado com capital EB-5, próprio e/ou de terceiros, que permita a concessão de um ou mais Vistos EB-5, e por consequência Green Cards, em função da quantidade de empregos a serem gerados (diretos, indiretos e induzidos), da localização, do volume de investimentos necessário e de outros fatores.

 

11) SE EU INVESTIR NO MEU PRÓPRIO NEGÓCIO NOS ESTADOS UNIDOS, CONSIGO O MEU GREEN CARD E DA MINHA FAMÍLIA?

Sim, se o negócio for estruturado antecipadamente de acordo com as regras e requerimentos do Programa EB-5.
A EB5 GREEN CARD CAPITAL pode ajudá-lo a conceber e estruturar um projeto de empreendimento a ser financiado com capital EB-5, próprio e/ou de terceiros, que permita a concessão de um ou mais Vistos EB-5, e por consequência Green Cards, em função da quantidade de empregos a serem gerados (diretos, indiretos e induzidos), da localização, do volume de investimentos necessário e de outros fatores.

 

12) E SE EU QUISER ADMINISTRAR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO?

Dentro do Programa EB-5, isso é perfeitamente possível. O primeiro passo é definir e priorizar seus objetivos entre as questões de imigração e investimento. Estes são dois domínios diferentes, que o Programa EB-5 integra, porém sob determinadas regras e requerimentos.

A EB5 GREEN CARD CAPITAL tem todos os serviços e recursos para ajudá-lo a chegar a estas definições, avaliar as alternativas sob o Programa EB-5 e ainda outras formas de investimento e imigração para os Estados Unidos, e apoiá-lo no desenvolvimento da melhor estratégia.

 

13) SE EU INVESTIR EM UMA EMPRESA JÁ EXISTENTE NOS ESTADOS UNIDOS, POSSO CONSEGUIR O MEU GREEN CARD E DA MINHA FAMÍLIA?

Sim, sob o Programa EB-5 isso é possível, porém mediante regras mais restritivas que em relação a novos negócios, como por exemplo a restruturação da empresa e o aumento de pelo menos 40% do seu valor ou das posições de trabalho existentes.

A EB5 GREEN CARD CAPITAL pode ajudá-lo a avaliar o projeto e definir as melhores alternativas para aproveitar da melhor forma o possível investimento para efeito de obtenção do seu Green Card e de seus familiares diretos.

 

14) QUAL É O CUSTO DE UM PROJETO EB-5? QUANTO É NECESSÁRIO INVESTIR PARA DESENVOLVER O PROJETO COM A EB5 GREEN CARD CAPITAL?

Isso vai depender do estágio em que seu projeto se encontre e do escopo dos serviços da EB5 GREEN CARD CAPITAL. Podemos apoiá-lo desde a discussão e concepção inicial, quando não houver nada mais que uma ideia, até a implementação e administração do projeto completo, passando pela diligência de projetos já desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, complementação de aspectos faltantes, planejamento de lançamento, etc. Nosso espectro de serviços é amplo, completo e totalmente flexível no que diz respeito a projetos EB-5.

Dessa forma, o investimento pode variar muito. Entre em contato conosco para que possamos lhe dar uma estimativa mais precisa em função da sua situação particular.

 

15) QUAL É O CUSTO DO CAPITAL EB-5?

As taxas podem variar bastante. De uma forma geral, as taxas de juros sobre capital EB-5 serão bem mais baixas que as praticadas por bancos comerciais, quando há disponibilidade e interesse para financiar projetos dessa natureza, o que não é frequente.

No caso da EB5 GREEN CARD CAPITAL ainda mais, porque nos dispomos a partilhar o risco do empreendimento e condicionar nossa remuneração ao seu desempenho, se acreditarmos que o projeto tem um potencial de sucesso e geração de resultados significativo. Dessa forma, nossas taxas de juros sobre o capital investido podem ser realmente baixas.

 

16) QUANTO TEMPO DEMORA PARA SE TER ACESSO AO CAPITAL EB-5?

Os processos EB-5 não são rápidos, podendo facilmente levar a mais de um ano entre o momento que um investidor faz o depósito dos seus recursos para um determinado projeto e a efetiva disponibilidade dos mesmos para o empreendimento.

A experiência e o conhecimento do Programa são fundamentais para reduzir estes prazos e torná-los compatíveis com as necessidades reais dos projetos de negócios. A EB5 GREEN CARD CAPITAL pode assessorá-lo na criação de mecanismos que permitam o acesso antecipado ao capital EB-5, em questão de semanas, em total conformidade com as lei e a regulamentação do Programa EB-5.